14 de março de 2013

PREFEITO NILSON LACERDA RESPONDE NOTA DO VEREADOR VICENTE RAMOS E DIZ QUE HÁ MERENDA ESCOLAR NAS ESCOLAS.

Depois de receber todos os ônibus do Município com pneus carecas, ou faltando baterias e até outras peças, o Prefeito Nilson Lacerda determinou já nos primeiros dias de seu governo a recuperação de todos estes veículos, com o objetivo de atender o transporte de estudantes da zona rural que estudam na zona urbana. Já está em fase de finalização, inclusive, a recuperação total de um ônibus adquirido na administração de Dr. Rômulo Martildes. Vale salientar que a grande maioria dos estudantes transportados faz parte da rede estadual de ensino, e que estudam na Escola Maestro José Siqueira, Calula Leite e José Leite, e, portanto, a obrigação pelo transporte deste estudantes é do Governo do Estado. E para atender esta demanda a Secretaria Estadual de Educação realiza anualmente um convênio de repasses de recursos para que o Município transporte, além dos estudantes das escolas do Município, os alunos da rede estadual. O prefeito Nilson Lacerda tem trabalhado dia e noite para agilizar todos os trâmites legais para a finalização do convênio da prefeitura municipal de Conceição e Governo do Estado, no sentido do repasse de recursos para contratação de carros para transportar os estudantes da zona rural até a cidade.

A frota de ônibus atualmente de Conceição é composta por seis ônibus, tipo amarelinho, e um ônibus mais antigo, do tempo de Dr. Rômulo. Inclusive, faz parte desta frota um ônibus novinho doado pelo governador Ricardo Coutinho, para o Município de Conceição. O projeto da Prefeitura para se adequar as exigências do Ministério Público Estadual, é colocar ônibus em todas as estradas asfaltadas para trazer os alunos até a cidade, já que está sendo proibido, pelo Ministério Público Estadual o transporte de estudantes nos chamados paus de arara. Com isto, por enquanto, o Ministério Público autorizou a contratação de carros, tipo caminhonete, para conduzir os alunos até as pistas, mas os motoristas destes veículos precisam ser maiores de 21 anos, terem carteiras tipo D, não terem antecedentes criminais. Os veículos precisam ser dotados de todos os equipamentos de proteção aos usuários, como cobertas, bancos, escadinha e estarem regularizados junto ao DETRAN. Assim que estes transportes forem contratados, passarão por uma vistoria do Ministério Público Estadual, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O Secretário de Educação Fidelis Mangueira salienta que já fez pedidos ao MEC de doação de novos ônibus para o transporte escolar municipal, sem previsão de chegada.

O transporte escolar é mantido com recursos do Programa Nacional e Estadual do Transporte Escolar - PNATE, mais recursos do tesouro estadual, e complementado com recursos do tesouro municipal.

A Equipe do Governo Nilson Lacerda está fazendo todo o esforço para resolver todas as pendências do transporte escolar e assim fazer funcionar com eficiência e segurança este serviço para os nossos alunos.



COMEÇOU ESTA SEMANA A DISTRIBUIÇÃO DE MERENDA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO E LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DE CONCEIÇÃO.


Finalizados os processos de licitação para aquisição de alimentação escolar e material didático, esta semana a Secretaria Municipal de Educação começou pelas escolas da zona urbana, a distribuição da merenda escolar, do material didático e livros didáticos. A equipe da Secretaria Municipal de Educação tem encontrado dificuldade, já que o único carro do município para transportar a merenda escolar e material didático, foi repassado totalmente sucateado, sem bateria, com pneus carecas e com vários problemas mecânicos. Vale salientar que tudo isto demanda tempo, pois para adquirir equipamentos ou produtos que ultrapassam R$ 8.000,00, se faz necessária uma licitação e isto muitas vezes demanda tempo. O prefeito Nilson Lacerda, somente vai fazer alguma coisa dentro da lei, para que não tenha problemas com suas contas no futuro, e a população e lideranças políticas precisam entender isto.

Já foi estabelecido um cardápio para merenda escolar que será observado em todas as escolas da rede municipal. Uma outra dificuldade que a equipe enfrenta é grande distância das escolas da zona rural para zona urbana. Tem algumas escolas que o acesso só é permitido de motocicleta e isto dificulta a entrega da merenda escolar e outros materiais.

O prefeito Nilson Lacerda já autorizou também a confecção do fardamento escolar, que assim que os professores entregarem os tamanhos das camisas, estas serão encomendadas e distribuídas para todos os alunos do município. Os alunos também receberão uma mochila para transportar o material didático, que será composto por cadernos, lápis, borracha, régua, etc. Fará parte também do fardamento escolar uma bermuda. Além da merenda escolar e do material didático, os alunos já começaram a receber todos os livros, e a orientação do Prefeito Nilson Lacerda, é que não falte nenhum livro ou outro material para os alunos.

O Secretário de Educação informa também que está sendo entregue em todas as escolas um quite de jogos, e outros subsídios didáticos para serem utilizados nas aulas de geografia e matemática.
Uma outra providência que já tomada foi a dedetização das escolas que apresentam a existência do inseto barbeiro, causador da doença de chagas. Já está nos planos da secretaria a contratação de uma empresa para combater a existência de pardais, andorinhas e morcegos nas escolas.

“Encontramos um verdadeiro caos na educação de Conceição, e principalmente na infraestrutura das escolas”. A maioria destas precisam de reformas, carteiras, e não tem água para fazer a merenda, ou até mesmo para as crianças beberem. Estes são problemas que não se resolve num passe de mágica, pois é necessária a existência de recursos financeiros para resolver os problemas. O prefeito Nilson Lacerda e o Secretário Fidélis Mangueira estão buscando encontrar recursos para num curto prazo diminuir os problemas encontrados, e pedem a compreensão da população na espera de soluções, já que o quadro caótico se estende a todos os setores e secretarias da prefeitura.  

Acessória 

Nenhum comentário:

Postar um comentário