18 de fevereiro de 2013

PREFEITO E FUNDAÇÃO PRIVADA DEVEM FIRMAR ACORDO PARA MANTER HOSPITAL ABERTO EM CONCEIÇÃO PB.


O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB) disse durante entrevista ao PolíticaPB que, agora está mais tranquilo com relação ao funcionamento do hospital municipal, visto que a fundação privada, gerida pelo grupo Braga, que hoje é oposição na cidade e que gerencia esse e outros espaços públicos locais, resolveu liberar do aluguel o hospital mantido pela prefeitura, que estava sujeito a fechar as portas em razão do impasse. Contudo, para agora poder investir de forma tranquila no espaço de saúde, que atende não só à população local, mas também de cidades e distritos vizinhos, ele contou que vai firmar um comodato entre a prefeitura e a fundação documentando essa liberação.

“No primeiro momento a informação que tínhamos era de que esse grupo não ia passar para o município essa estrutura, mas graças a Deus eles entenderam que Conceição é maior que todos nós, e provisoriamente, foi repassado. Lógico que termos que detalhar essa estrutura de forma melhor. Mas, para tanto, eu preciso ter um comodato entre a prefeitura e a fundação para que o município possa investir nessa estrutura de saúde, e que sem surpresas desagradáveis, aos poucos possamos reestruturar toda a sua estrutura”, revelou ele.

Para Nilson Lacerda é lamentável que um hospital municipal tenha que passar por constrangimento dessa natureza. “Com relação à estrutura hospitalar, tudo que tem lá no hospital pertence à saúde do município. E lamentavelmente, ao assumirmos é que nos deparamos com essa situação. Pois, num tempo aí bastante longo essa estrutura era que do Estado, foi repassado para uma fundação e tem o grupo político adversário como seu gestor particular”, acrescentou ele.

Entenda o caso:

Uma nova disputa vinha envolvendo a família Braga e o atual prefeito de Conceição, Nilson Lacerda , agora pelo controle do hospital da cidade. Conforme o gestor, embora mantido e equipado com recursos públicos desde seu início, o hospital é controlado por uma fundação privada pertencente à família Braga, estava querendo alugar a estrutura hospitalar à Prefeitura por R$ 12 mil mensalmente.

Dias atrás, o grupo Braga que governou Conceição por cerca de 50 anos, permitiu que a Prefeitura, agora comandada por um adversário político, continuasse gerindo o hospital, mas deram 30 dias para o novo prefeito decidir se aceitava ou não a proposta. Se, no final desse prazo, a Prefeitura não dividisse pela locação, eles pretendiam fechar o estabelecimento de saúde, segundo o próprio prefeito, que alegou não ter condições de pagar o valor do aluguel.

O hospital é o único da cidade e sempre foi mantido com recursos municipais. Com o fechamento do estabelecimento de saúde acarretaria grandes transtornos à população local e da região.

Fonte: Adaucélia Palitot - PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário